Olivença vive a Puxada do Mastro 24

Neste fim de semana acontece a tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião em Ilhéus. Ela será realizada em Olivença, nos dias 12 a 14. Realizado pela Prefeitura e pela Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO), o evento une as comunidades religiosa e indígena para celebrar o mártir e padroeiro da Diocese.

Os festejos acontecem no segundo domingo de janeiro ou com a Folia de Reis. O ritual de escolha das árvores, que serão transformadas em mastro e mastaréu, é feito na semana anterior. Puxada do Mastro é parte do calendário turístico e cultural de Ilhéus, com rituais indígenas, replantio de árvores e confraternização.

Os machadeiros, índios e turistas levam o tronco até a Praça Cláudio Magalhães, passando pelas praias do Sirihyba e Cai n’Água. O mastro foi escolhido no domingo passado e nesta quinta tem Missa e Cortejo dos Mascarados. Já nos dias do evento haverá shows, missas, apresentações étnicas, desfile cívico e cultural.

Os shows serão de Naian Dimes no dia 12, Allan Diniz e Sinho Ferrary no dia 13, Axé Beach e Batuke Bom no dia 14. As missas acontecem na Igreja Nossa Senhora das Escadas e os eventos culturais na praça. Uma curiosidade é que a casca da árvore escolhida é usada para fazer um chá que os índios consideram curativo.

Segundo a tradição e crença, as cordas utilizadas para puxar o mastro servem de enfeites e de proteção para o corpo e a alma. Transcorrida a festividade, o mastro é substituído na praça, o tronco novo é retalhado e o antigo guardado junto com o mastaréu para ser queimado nos festejos juninos.

17:54  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro