Paulistanos esqueceram 147 mil itens

Quase 147 mil itens foram encaminhados, em 2023, para as Centrais de Achados e Perdidos das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo. Os itens mais encontrados nos CAPs foram documentos como cartões, RGs e bilhetes de transporte.

Alguns pertences inusitados também foram achados, como muleta, lavatório, malas de viagem, carrinhos de bebê e de supermercado, objetos sexuais e até um pandeiro. Em 2023, a Central de Achados e Perdidos da CPTM registrou 68.035 itens esquecidos por passageiros, dos quais foram devolvidos 21.452.

A busca ativa da CPTM, que envolve cruzamento de informações por meio de sites e bancos de dados, visando à identificação do proprietário, foi responsável pela devolução de 10.146 itens (47,3%). A equipe realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes.

A busca ativa passa por etapas de procura em cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários. No ano passado, só o Metrô recolheu 75.050 objetos.

Do total de itens perdidos pelos passageiros, 22.558 foram devolvidos. As centrais das outras concessionárias gerenciadas pela EMTU receberam aproximadamente 3.612 objetos e 250 itens foram retirados pelos passageiros. Os documentos são guardados por 60 dias nas CAPs.

Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo antes de ser doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP). Os passageiros devem ficar atentos aos itens que estão carregando, lembra a CTPM.

18:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro