Praia do Pontal recebe esgoto ilegal

Vira e mexe a Praia do Pontal, em Ilhéus, é apontada como imprópria para o banho nos relatórios do Inema, órgão ambiental da Bahia. Situada na Baía do Pontal, ela atrai muitos frequentadores nos feriados e finais de semana. Com a maré baixa, o problema se agrava e é possível sentir o mau cheiro exalando da água.

Coincidência ou não, a poluição se tornou mais evidente nos últimos anos, após a construção de novos prédios ao longo da Avenida Lomanto Júnior. Nesta semana, um morador de Ilhéus filmou o lançamento de esgoto in natura na Baía do Pontal e publicou o vídeo nas redes sociais.

Segundo ele, a origem do efluente não tratado seria o prédio Solar das Pitangueiras. O homem filma o acesso à rede pluvial em frente ao prédio. Depois, ele atravessa a Avenida Lomanto Júnior e mostra a água suja formando uma mancha escura na foz do Rio Cachoeira.

"Estão vendo aí para onde é que vai esse esgotão do prédio, que eu denuncio, mas não tem jeito. Vai para água, vai para a Baía do Pontal. Essa linda Baía do Brasil, hein." A rigor, o vídeo não é uma prova cabal de que o esgoto tenha sido lançado pelo prédio, mas levanta forte suspeita.

De acordo com a Lei Nacional 8.533, de 2019, prédios e condomínios horizontais são obrigados a se conectar à rede de coleta de esgoto, caso não tenham o próprio sistema de tratamento dos efluentes. Em Ilhéus, fiscalização é responsabilidade do Inema e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

15:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro