Procon alerta para abuso de escolas

O Procon de Itabuna chama a atenção dos pais de alunos para os cuidados necessários para evitar abusos na hora da matrícula nas escolas particulares. O órgão divulgou, nesta terça-feira, itens que muitas vezes são cobrados indevidamente nas listas de material escolar.

Os materiais considerados abusivos são álcool, argila, balde de praia, bolas de assoprar, brinquedo, bastão de cola quente, algodão, canudo, canela para lousa, carimbo, balões e cartolina. Esses itens são apenas exemplificativos. Algumas escolas também pedem material de limpeza, o que é igualmente ilegal.

A diretora do Procon, Indaiá Higino, recomenda que os responsáveis prestem atenção aos detalhes contratuais. Segundo ela, os contratos devem prever todos os materiais exigidos pela escola. Também são obrigados a indicar as atividades extracurriculares e esclarecer se elas estão incluídas na mensalidade.

É considerado abusivo também a cobrança de taxas extras, custo elevado de uniformes escolares (se for vendido pela própria escola), eventos, passeios e fantasias ou quaisquer atividades extracurriculares que valham pontuação e não estejam previstas no contrato da matrícula.

De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, neste ano o preço médio do material escolar subiu mais de 7%. Já as matrículas devem ficar até 12% mais caras. Denúncias podem ser feitas no Procon, na Praça Olynto Leone, centro, Instagram @proconitabuna ou 3613-5210.

18:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro