Pugilista de Itabuna será "olímpico"

O pugilista e treinador Gil Santos teve uma trajetória difícil, mas hoje comemora o sucesso de seu boxeador Samuel Rosa, que treina com ele desde os seis anos. Samuel, de 17 anos, foi convocado pela Seleção Olímpica de Boxe para o próximo Ciclo Olímpico. Ele explicou que ainda é muito novo para ir às Olimpíadas.

"Com 19 anos aí vou poder participar". Seis vezes campeão baiano, dono de 60 vitórias, Samuel contou no programa Conexão Morena, da Morena FM, como sofreu sua única derrota, e admitiu que foi "por indisciplina". "Estava no auge e não ouvia ninguém," disse ao host Oziel Aragão.

O treinador Gil completou a história, contando que Samuel estava se achando uma estrela, "fazendo graça no ringue". Tinha vencido três lutas seguidas em Salvador e ignorou um conselho de Gil sobre a quarta. "Ele respondeu 'eu sei o que eu estou fazendo'. Aí eu disse ok, então tá. Ele perdeu o primeiro round".

"Samuel me perguntou o que ele devia fazer e eu disse, voce sabe o que tá fazendo, continua. Ele foi lá e perdeu o segundo e o terceiro. Aí eu avisei que ele ia continuar perdendo até aprender a ouvir". Gil sabe o que é enfrentar dificuldades e teve uma época em que "pensei que tudo estava contra mim".

Ele passou períodos sem dinheiro, sem apoio e até sem emprego. Chegou a vender os equipamentos para comprar comida. Uma história de vida que impressionou Oziel e os ouvintes. Hoje, todo o sacrifício é compensado pela convocação. "Ele já é tricampeão brasileiro juvenil e está na primeira divisão há três anos”.

Gil criou a Associação de Boxe Lutando pela Paz, em 2013, no Pedro Jerônimo, em Itabuna. Samuel passou a treinar com ele no tempo que sobrada da escola e do trabalho de "galeota", carregando compras na feira. Mas o caminho é longo. "Samuel precisa disputar e vencer competições para se habilitar a uma vaga".

"O mais provável é que ele dispute as Olimpíadas de 2028, em Los Angeles". Acostumado à categoria de até 63kg, Samuel vem lutando com pugilistas mais pesados. “Ele teve que fazer a seletiva com o pessoal mais pesado, porque Samuel tem muita força”, contou Gil na Morena FM.

Hoje Samuel segue o estilo de Gil, de buscar sempre o nocaute para não ser surpreendido pela contagem da arbitragem, e treina parte do tempo em Salvador com Marco Antônio, que treinava Gil e o campeão olímpico Herbert Conceição. Enquanto isso, a associação procura doações para construir sua sede.

A Associação de Boxe Lutando pela Paz cuida de 257 jovens, dando aulas gratuitas de boxe e cuidando da parte social. "É um projeto maravilhoso, feito de coração, sem visar ganho pessoal, que nós acompanhamos há muitos anos. Todos devem ajudar, porque este merece," diz Marcel Leal, CEO da Morena FM.

20:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro