Rio Cachoeira sobe, mas sem alertas
Ainda com áreas prejudicadas pela enchente de 2021 e boa parte das famílias sem casa, muita gente em Itabuna ficou apreensiva com a subida do Rio Cachoeira nesta madrugada. Depois da chuva deste madrugada, estimada em 60mm, o nível ficou 1,5m mais alto, ainda longe dos 9m de 2021.
A Defesa Civil diz que este aumento de volume ainda é moderado e não preocupa, mas a previsão de mais chuvas deixa o órgão em alerta. O coordenador Kaique Brito espera que não chegue na calha e transborde, o que só acontece quando chove forte nas outras cidades ao longo do rio.
São os temporais em locais entre os rios Salgado e Cachoeira que geram o aumento do nível no trecho que passa pelo centro de Itabuna. O perigo se torna maior quando a chuva nessas cidades fica acima de 100mm. A previsão até sexta-feira é de um volume abaixo disso na região.
Segundo a Defesa Civil, o temporal da terça-feira gerou 12 ocorrências, mas nenhuma relacionada com o nível do Rio Cachoeira. As chamadas foram sobre deslizamento de terra e quedas de muro, sem vítimas nem grandes danos aos imóveis. Todos os locais de risco de Itabuna são monitorados diariamente.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
