Rio Cachoeira subiu 4,5m em Itabuna

O Rio Cachoeira está quatro metros e meio acima do nível normal no Centro de Itabuna. A informação é da Defesa Civil, em contato com o Jornal das Sete, da Morena FM, no fim da tarde desta sexta-feira. Segundo o coordenador do órgão, Kaique Brito, o rio continua subindo lentamente.

Na região de Ferradas, o Cachoeira já subiu mais de seis metros. Apesar do volume de água que ainda chega das cabeceiras, a tendência é de que ele não transborde, avalia Kaique. O coordenador da Defesa Civil informa que, até o momento, não há registro de incidentes graves.

A água do rio chegou aos quintais de algumas casas em Ferradas. No Centro, a remoção de baronesas exigiu a interdição temporária da Ponte do Marabá. Já a ponte que liga Ferradas à vila de Itamaracá está submersa desde quarta-feira. Itabuna recebeu 190 mm de chuva de segunda-feira até esta sexta.

Existe previsão de mais chuva neste sábado, inclusive em outras cidades da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, como Ibicaraí. Kaique ressalta que é preciso manter a atenção em áreas ribeirinhas, como Ferradas, Maria Matos, Nova Itabuna, Rua da Bananeira, Lomanto e Vila da Paz.

Em Ilhéus, onde a Prefeitura falhou na limpeza de canais e bueiros, a cidade ficou literalmente debaixo d'água nesta semana e a expectativa não é boa. Desde segunda-feira foram registrados 230 mm de chuva, e as previsões indicam mais 120 mm até a segunda-feira, 29, segundo o Cemaden.

A Defesa Civil vem alertando a população sobre a importância de ficar atenta a sinais de desagregação de solos em encostas, assim como a quaisquer sinais sonoros, fissuras ou rachaduras nos imóveis. Em caso de suspeita, os moradores devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

20:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro