Rosivaldo fala do incêndio no Recicla

O secretário de Governo de Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, esteve no programa Conexão Morena, da Morena FM, para falar sobre o incêndio que destruiu a Central de Triagem de Coleta Seletiva e prejudicou a associação dos catadores, que contava com a venda do material para manter a renda de janeiro.

"Às sete da manhã fomos informados do incêndio, que começou por volta das 5 horas. Imediatamente, toda a equipe foi mobilizada para, primeiro, acolher os catadores. O Corpo de Bombeiros foi acionado, assim como a Emasa". No dia seguinte foi feita uma reunião com todos os envolvidos.

"Lançamos uma comissão e uma das providẽncias imediatas foi a limpeza do local para voltar ao trabalho. A renda dos catadores depende disso. Eles trabalham com três frentes de receita. Logística reversa, com emissão da nota para empresas; o pagamento pelo município e a venda dos produtos processados".

Rosivaldo revelou à Morena FM que foram perdidas 2,5 toneladas já embaladas para venda, 5 toneladas que estavam sendo processadas, além de todo o estoque de material para reciclagem. Para chegar ao mesmo ponto, eles devem levar 90 dias, estima o secretário. "Mas já estamos de volta com o serviço de coleta".

"Tivemos uma improvisação de uma lateral do galpão, que não foi atingida. E a empresa que aluga o galpão nos cedeu espaço em outro". Rosivaldo contou ao host Oziel Aragão que iria em seguida ao comércio, com a CDL, para tentar conseguir a ajuda dos lojistas, "porque eles perderam inclusive os equipamentos".

A Central de Triagem de Coleta Seletiva foi destruída por um incêndio investigado pela Polícia Civil. "Há suspeita, muito forte, de que o fogo foi criminoso", destaca Rosivaldo. "Agora, o trabalho é para retomar o trabalho e expandir a reciclagem com uma fábrica de vassouras feitas a partir de PET".

15:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro