SC registra tromba d'água em Floripa

Foi avistada, na manhã desta sexta-feira, 26, uma tromba d’água na Praia do Santinho, em Florianópolis. Este tipo de fenômeno, embora sejam semelhantes a tornados, geralmente não são tão intensos e têm uma vida útil curta, segundo a equipe de meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina (SDC).

“O sistema se forma em corpos d’água, como oceanos ou lagos, e apresentam risco principalmente para as pessoas que estão no mar e pequenas embarcações. Além disso, ele costuma se dissipar em contato com a costa,” explica. Um dos primeiros sinais de sua formação é a nuvem funil.

Quando se aproxima da superfície da água, ela dá origem a uma coluna giratória de ar. Para isso, é necessário que a atmosfera apresente uma mudança na direção dos ventos com a altitude, possibilitando sua rotação. "Mas eventos como esse são fenômenos naturais e fazem parte da dinâmica da atmosfera".

A semana foi marcada por tempo instável, resultado da circulação marítima e atuação de vórtice ciclônico em altitudes acima de 5 km. Estes sistemas, atuando em conjunto, provocaram chuvas recorrentes e em grande volume, principalmente no Litoral Norte de Santa Catarina.

Diversas ocorrências associadas a alagamentos, além de enxurradas e deslizamentos pontuais foram registrados ao longo da semana. A sexta-feira seguiu com condição para chuva ao longo de todo o dia, que em alguns momentos ocorreu com forte intensidade nas áreas litorâneas.

Uma atenção maior tem sido dedicada para o Litoral Norte que, por conta do acumulado de chuva dos últimos dias, permanece com risco elevado para enxurradas e inundações, principalmente na divisa com o Paraná. Em parte da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí há risco alto para alagamentos e deslizamentos.

Porém, na a tarde e noite desta sexta-feira, do Grande Oeste aos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí, o risco era baixo para ocorrências associadas a temporais isolados, como alagamentos pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.

20:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro