SP investe R$ 160 milhões em pontes

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de São Paulo trabalha para recuperar e concluir, até o segundo semestre, cinco pontes e viadutos no interior do estado. O investimento total soma R$ 160,3 milhões, com impacto na economia e conforto dos usuários, que terão maior segurança.

Entre as obras em andamento, está a construção de um viaduto de 3,1 quilômetros de extensão, parte de um pacote de investimentos do DER de R$ 100 milhões para duplicação e outras melhorias na Rodovia Miguel Melhado Campos (SP 324), em Campinas.

Localizadas entre o km 87 e o km 90, as obras incluem trecho de intersecção da Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira (SP 083), no Anel Viário de Campinas até a Rodovia Santos Dumont (SP 075) e o Aeroporto de Viracopos. A previsão é concluir no segundo semestre.

Também na região de Campinas, o DER investe R$ 36 milhões em um viaduto de 225 metros que facilitará a ligação entre Sumaré e Hortolândia. Localizado na intersecção da Avenida Cristóvão Colombo e Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos (SMR 385), a estrutura deve estar concluída em meados do ano.

Em Lindóia, com investimento de R$ 3 milhões, o DER trabalha para a implantação de uma nova ponte sobre o rio do Peixe, paralela à estrutura hoje existente, localizada na Rodovia Engenheiro Geraldo Mantovani (SP 360), altura do km 163. As obras devem estar concluídas no primeiro semestre deste ano.

Já em Ribeirão Pires, na região metropolitana de São Paulo, o DER investe R$ 1 milhão para a recuperação de viaduto localizado na Rodovia Índio Tibiriçá (SP 031), altura do km 47. Iniciada em agosto de 2023, a conclusão das obras está prevista para ocorrer em março de 2024.

No município de Barbosa, noroeste do estado, o DER finaliza a ampliação do vão de navegação da ponte sobre o rio Tietê, na Rodovia Assis Chateaubriand (SP 425). Prevista para terminar no segundo semestre, ela recebeu R$ 20 milhões e tem o objetivo de solucionar uma antiga limitação deste trecho da hidrovia.

O projeto incluiu a construção no local de uma grande estrutura metálica que permitirá eliminar dois apoios existentes, ampliando o vão de navegação, para maior segurança das barcaças de cargas, que em geral levam grãos e outros itens agrícolas. Com a retirada dos pilares, o vão máximo passará a 116 metros.

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sao pedro