Subida do Rio Cachoeira alarma Itabuna

Ainda com a lembrança viva da enchente de dezembro de 2021, a segunda maior da história, Itabuna está de olho no nível do Rio Cachoeira, que subiu dois metros depois das chuvas dos últimos dias, que sucedem um período de estiagem e muito calor que vinha desde a primavera.

As chuvas foram fortes nas cidades que são atravessadas pelo Rio Cachoeira, justamente onde mais contribuem para aumentar o nível do rio. Foi o que causou a subida no trecho que atravessa Itabuna. Mesmo assim, a Defesa Civil local não vê motivos para preocupação. "Está dentro da margem", garante.

Novas pancadas de chuvas estão previstas a partir da quinta-feira até a próxima segunda. Antes disso, o nível do Rio Cachoeira deve baixar entre hoje e amanhã, quando o tempo deve permanecer firme, porque ele tem uma vazão acelerada depois que passa pela pequena barragem no centro de Itabuna.

Apesar da tranquilidade, os moradores de alguns locais vêem a subida do rio com preocupação, já que esses dois metros bastaram para cobrir a ponte que dá acesso a Itamaracá, na zona rural de Itabuna, e a que liga a BR-415 ao povoado de Japu, em Ilhéus. São pontes baixas, poucos centímetros acima da água.

Um problema mais urgente são as baronesas, que já tomam conta de boa parte do rio e pressionam os pilares das principais pontes da cidade. As plantas são de difícil remoção, por isso o indicado é fazer isso logo no início do acúmulo, usando uma retroescavadeira. O serviço exige o fechamento da ponte.

18:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro