Sul da Bahia não tem cirurgia pediátrica

Nesta quarta-feira Oziel Aragão, apresentador do Conexão Morena, da Morena FM, levantou um debate urgente sobre a saúde no sul da Bahia. Na região, o SUS não faz cirurgia ortopédica pediátrica desde outubro, quando o Hospital Manoel Novaes fechou o setor.

Conforme a Santa Casa de Itabuna, responsável pelo Hospital, os médicos se desligaram do serviço devido aos constantes atrasos de pagamento. Oziel apurou a informação com a médica Fabiane Chaves, diretora técnica do Novaes. Ela confirmou que desde outubro não há atendimento pediátrico ortopédico.

O motivo? "O dinheiro que o município arrecada é menor do que o que deveria pagar a esses profissionais", revelou. Existe ainda a postura dos profissionais, cansados de ser atacados verbalmente por pais estressados, e um menor interesse na área pediátrica nas faculdades.

Isso significa que todas as crianças da região de Itabuna e Ilhéus que precisem de uma cirurgia ortopédica pelo SUS, hoje, devem ser transferidas para Feira de Santana ou Salvador. Juntas, Itabuna e Ilhéus atendem 30 municípios e mais de um milhão de habitantes.

Procurada pelo Jornal das Sete, da Morena FM, a direção da Santa Casa reafirmou que os atrasos nos repasses do SUS inviabilizaram o setor de ortopedia do Manoel Novaes. A reportagem também entrou em contato com o Hospital Materno-infantil Joaquim Sampaio, de Ilhéus.

Segundo sua assessoria, a unidade, inaugurada em 2021, ainda não faz cirurgia ortopédica pediátrica, mas o serviço está em fase de implantação. Ouvintes do Conexão Morena dizem que não é só no SUS que faltam pediatras. "No particular e com planos de Saúde também é difícil fazer a cirurgia na cidade", disse um.

Um exemplo do perigo para as crianças no sul da Bahia aconteceu nesta semana, quando um garoto de três anos quebrou o braço e foi levado para o Hospital materno-Infantil. Por falta de pediatra ortopédico, ele foi encaminhado para o Manoel Novaes, que também não tem. Continua sofrendo, à base de remédios.

18:14  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro