Sul da Bahia sofre forte tempestade

A chuva foi forte, com trovoadas e relâmpagos, somando 33 milímetros na madrugada desta segunda-feira, em Itabuna, deixando a população em alerta. Porém, a Defesa Civil afirma que não houve deslizamentos nem rachaduras nas 421 áreas de risco mapeadas no município.

A previsão de até 200 milímetros de chuva durante a semana fez a chefia de Serviços Públicos despachar várias equipes para refazer a limpeza de bueiros e bocas de lobo ao longo das avenidas do Cinquentenário, Amélia Amado, Ilhéus e Princesa Isabel, que acumulavam sujeira e causavam pequenos alagamentos.

Desde outubro, ela vem executando um programa de manutenção e limpeza de bocas de lobo e canais de drenagem em toda a cidade, para evitar alagamento com as chuvas de verão. O chefe Francisco Lino Filho pede que as pessoas cooperem evitando jogar lixo e resíduos nas ruas e avenidas, que entopem os bueiros.

“Há a necessidade de conscientização da população quanto ao uso de lixeiras e ao descarte apropriado para que incômodos sejam evitados”, lembra. Além de Itabuna, estão em alerta Camacan, Canavieiras, Itaju do Colônia, Mascote, Santa Luzia, Pau Brasil e Una, locais onde são esperados os 200mm de chuva.

Em Itabuna, a Defesa Civil colocou a cidade em alerta amarelo e informou que pode chover mais 160 milímetros nesta semana. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Vitória da Conquista também sofreu com a chuva no domingo, com alagamentos, queda de árvores e falta de luz.

Ilhéus sofreu mais com as pancadas de chuva da manhã desta segunda-feira. Vários locais registraram alagamentos como o centro, os bairros Hernani Sá e Nossa Senhora da Vitória. Uma rua que virou rio foi a São Francisco, no bairro Conquista, ajudada por uma obra abandonada pela Prefeitura há três anos.

Essa rua já foi motivo de reclamações e até de piadinha do então governador Rui Costa. Como ela dá acesso ao hospital Materno-Infantil, ele disse que as grávidas iam dar à luz antes de chegar à unidade, de tanta buraqueira na rua. A Prefeitura alega que retomou a obra em janeiro com "topografia e piqueteamento".

Além de Itabuna, Ilhéus e Conquista, outros municípios onde pode chover forte nos próximos dias são Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itapebi, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Itarantim e Jucuruçu.

14:54  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro