Bancos precisam de doação de sangue

O sul da Bahia recebe milhares de turistas no verão e o fluxo de visitantes aumenta com a chegada do Carnaval. São milhares de pessoas de diversos lugares chegando pelo Aeroporto Jorge Amado, Porto Internacional do Malhado e, principalmente, pelas rodovias federais e estaduais.

O turismo na Costa do Cacau traz benefícios positivos e movimenta a economia, mas também há uma tendência de aumento na demanda por atendimento em unidades de saúde. Por isso, os estoques nos bancos de sangue precisam estar em níveis seguros para disponibilizar material aos hospitais.

Por isso, a Agência Transfusional do Hospital Costa do Cacau pede o apoio da população e doação nos bancos de sangue. Em Ilhéus, o procedimento é feito na Rua Dom Manuel Paiva, famosa Ladeira do Café, número 226. Já em Itabuna, o serviço funciona no Anexo do Hospital Calixto Midlej Filho.

O médico sanitarista Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico pela agência, reforça que a necessidade de conscientização para doação de sangue deve ser constante, o ano todo. “A demanda é cotidiana, com tendência de aumentar durante períodos festivos. A sensibilização pode salvar vidas”, destacou.

A farmacêutica bioquímica Fraana Andrade, do HRCC, lembra que é preciso manter o estoque seguro para que a unidade não fique desassistida durante o período carnavalesco. “Com o aumento do fluxo nas estradas, há um risco maior de acidentes, podendo aumentar a chegada de pacientes".

19:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro