Briga de sindicatos 'bagunça' comércio

Em Itabuna, lojistas e comerciários combinaram há meses que o comécio vai funcionar normalmente no sábado, mas ficará fechado na segunda e terça de Carnaval, reabrindo na quarta. Mas em Ilhéus, sobra confusão sobre como será o comportamento do setor nessas datas.

O Sindicado do Comércio Varejista de Ilhéus, Sicomércio, avisou em nota que na segunda-feira, 12, por não ser feriado, cada empresa decidirá se abre. Caso fique fechada, o funcionário deve compensar as horas não trabalhadas em outro dia. Na terça, a regra é de que todos fechem.

O problema é que o Sindicato dos Comerciários estaria fechando um acordo com uma entidade de fora, o Sindlojas, de Salvador, que alega representar o comércio de toda a Bahia. O Sicomércio diz que representa a categoria na cidade e que o outro sindicato "não conhece as necessidades econômicas de Ilhéus".

Ele ressaltou que representa o comércio varejista local há mais de 30 anos, com cadastro no Ministério do Trabalho e Emprego. O Sindilojas alega que "conhece e reconhece as necessidades econômicas dos municipio de Ilhéus, Itacaré, Ubaitaba, Una e Uruçuca" que seriam representados por ele.

O Sindilojas afirma que o acordo fechado com os comerciários é legal e prevê o fechamento de todas as lojas na segunda-feira, sem compensação de trabalho. Se nada for feito, a bagunça de representação vai continuar no resto do ano. É preciso que ACI e CDL se manifestem.

15:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro