Coelba castiga usuários com descaso

Sempre que chove, os apagões na rede da NeoEnergia Coelba se tornam rotina. A concessionária é incapaz de manter o abastecimento de energia constante. Quem vem passando muita raiva são os clientes do bairro Monte Cristo, com quedas de energia diárias, impossibilitando uma vida normal.

Somente na segunda-feira a Coelba "presenteou" os moradores com três quedas, duas durante o dia e uma à noite, que começou às 22h e só terminou na madrugada. O dia serve apenas como exemplo, já que as quedas acontecem de duas a três vezes por semana. No dia 24 de janeiro, ficaram 8 horas sem energia.

A Coelba não dá explicações nem informa a Aneel sobre esses períodos que, por lei, teriam que ser abatidos na conta de energia, o que nunca aconteceu, apesar da constância e longa doração dos apagões. Quem trabalha ou estuda com computador tem que reiniciar tudo a cada queda. Se não perdeu os dados.

Os roteadores de internet, que hoje também fornecem telefonia fixa e televisão, levam vários muitos minutos para voltar ao normal. Aparelhos como televisores e geladeiras têm a vida útil diminuída, assim como lâmpadas LED e PL, mais suscetíveis aos picos que acontecem no religamento.

Quando o apagão é maior, como nas 8 horas do dia 24 de janeiro, as pessoas pedem tudo o que está na geladeira, muitas vezes a compra de mercado da semana. Celulares, que muitas vezes são a única comunicação da casa, não podem ser recarregados, deixando as famílias isoladas.

As padarias perdem a produção de pães e bolos e precisam fechar mais cedo, assim como a maioria das lojas, impedidas de vender por falta de internet para as máquinas de cartão. Além disso, há o risco de saúde, já que a UPA do bairro Monte Cristo teve que fechar por falta de condições para atender sem energia.

Segundo as vítimas da Coelba, as quedas de energia são causadas por um transformador na Avenida Bionor Rebouças. Eles já reclamaram várias vezes à empresa, pediram a troca, mas a Coelba ignorou. Agora, eles pretendem reclamar com a Aneel pelo 167 todas as vezes em que faltar energia no bairro.

15:52  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro