Drones ajudam combate à dengue na Bahia

O Governo da Bahia demorou a tomar providências para combater a epidemia de dengue que começou no ano passado, mas tenta recuperar o tempo perdido com tecnologia. Ele enviou drones para as cidades mais afetadas, começando por Piripá e Jacaraçi. Depois vai a Ibiacussê, Mortugaba e Barra do Choça.

O equipamento é usado para sobrevoar os bairros e identificar locais com possíveis focos do mosquito Aedes asgypti, como caixas d'água descobertas, quintais com acúmulo de água ou lixões. A nova estratégia, usada pelo Corpo de Bombeiros, ajuda a combater o transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya.

As imagens capturadas pelos equipamentos são analisadas pelos agentes de endemias, que conseguem identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz, explica a secretária da Saúde, Roberta Santana.

"Agora, contamos com mais esse reforço dos drones, que são equipamentos que conseguem mostrar uma visão panorâmica e ajudam os agentes de endemias a mapearem possíveis focos em locais de difícil acesso. Estamos realizando uma verdadeira força-tarefa para proteger a saúde pública”, afirma.

O combate ao Aedes aegypti tem sido intensificado em diversas regiões do Estado, principalmente no sudoeste. O Estado vem distribuindo larvicidas, equipamentos e carros fumacês, mas o combate é feito, na prática, pelas Prefeituras. Algumas tem sucesso, como a de Itabuna, outras nem tanto, como Ilhéus.

Entre as ações realizadas, estão a aquisição de novos carros fumacês, distribuição de cerca 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência, além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades.

"Mas reforçamos o chamado: a população precisa estar consciente do seu papel nessa luta. Mais de 80% dos focos do Aedes aegypti estão em residências. Então, é hora de unir forças para combater essa doença", completa a secretária. A Bahia tem 64 municípios com epidemia, 16.771 casos e 4 mortes em 2024.

14:47  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro