Escola da Talentos já tem 530 alunos

Depois de sete anos sem qualquer tipo de fomento à formação de talentos, Itabuna volta a investir na área com a Escola de Talentos. Prometida pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) em 2022, ela finalmente se tornou realidade e começou as aulas na segunda-feira, 26.

O projeto tem cerca de 530 alunos já matriculados, distribuídos em 12 cursos de diversas áreas de arte e cultura: Teatro, Dança Urbana, Dança Popular, Ballet, Dança de Salão, Percussão, Bateria, Violino, Teclado, Sopro/Flauta, Canto, Canto (HipHop). Eles têm continuidade garantida até o final do ano.

O presidente da FICC, Aldo Rebouças, acompanhou o início de alguns cursos e falou da intenção de expandir o projeto. “A Escola de Talentos é um projeto para criar oportunidades, conhecimentos. A ideia é expandir para outros níveis, visando à evolução dos participantes e o incentivo a novos talentos”.

Itabuna tinha aulas de música, teatro e dança desde os anos 80, mas elas foram canceladas na última gestão de Fernando Gomes. Quatro anos depois, o então eleito Augusto Castro encontrou a pandemia da Covid logo em seu primeiro ano e não pode iniciar o projeto. No ano passado, a Morena FM cobrou a retomada.

Em várias edições do programa Mesa Pra 2, apresentado por Marcel Leal, artistas e produtores culturais cobraram a volta das aulas de música, teatro e dança, enquanto a FICC se dedicava a ser produtora de eventos ao invés de fomentadora da cultura. No final do ano passado, Aldo esteve no programa.

Ele explicou as dificuldades dos primeiros três anos e prometeu lançar a Escola de Talentos. Cumpriu. "Esta é a missão da Ficc desde sua criação, fomentar a cultura, e Aldo entendeu o que estava sendo cobrado e corrigiu os rumos," afirma Marcel. "Mas é preciso que tenha continuidade na próxima gestão", conclui.

19:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro