Giro de Esportes da MorenaFM.com

Todo mundo sabia que seria um "banho", mas ninguém esperava um massacre como foi a derrota do Itabuna para o Nova Iguaçú pela Copa do Brasil. Quem foi ao estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, viu o time carioca enfiar nada menos que 8x0 no Dragão do Sul, que teve um desempenho mais para lagartixa.

Eliminado de forma vexatória no torneio, agora o Itabuna precisa se concentrar para não ser rebaixado neste domingo. Precisa vencer o Vitória e torcer para o Juazeirense derrotar o Bahia de Feira. A Jacuipense também foi eliminada na Copa do Brasil, mas com dignidade, perdendo de 2x1 para o Água Santa.

O resultado humilhante colocou o Itabuna na história da Copa do Brasil. Além do Nova Iguaçú, só dois times enfiaram 8x0 na competição. O Palmeiras de 1996, que tinha Djalminha, Rivaldo, Luizão e Cafú, arrasou o Aracaju. E o Bahia de 2000 meteu 8x0 no Interporto, do Tocantins. Os dois jogando fora de casa.

O Bahia atual botou ordem na casa e voltou da rodada da Copa do Nordeste com uma vitória magra de 1x0 contra o CRB. Mas foi o suficiente para assumir a liderança de seu grupo no campeonato, com dois pontos de vantagem para o Fortaleza e quatro para o primeiro time fora do G4, que classifica para a próxima fase.

Ainda pela Copa do Brasil, o Internacional se classificou vencendo o ASA por 2x0. Na pré-Libertadores, o Botafogo fez bonito, goleando o Aurora por 6x0, com quatro de Junior Santos. Na semifinal ele vai enfrentar o Bragantino, em jogos de ida e volta. Um dos brasileiros vai ficar fora da LIbertadores deste ano.

Pelo campeonato paulista, o Palmeiras ampliou sua vantagem como líder do grupo para 8 pontos, ao vencer a Portuguesa por 2x0. O São Paulo goleou a Inter de Limeira por 3x0 e retomou a liderança de seu grupo, mas está empatado em pontos com o Novorizontino. Só Santos e Palmeiras já garantiram a classificação.

O Grêmio contrariou tudo o que se espera do esporte. Foi para a final da Recopa Gaúcha com total desprezo. O técnico Renato ignorou o torneio e mandou um auxiliar no seu lugar. E um time sem nenhum titular. A final foi disputada por garotos da base e reservas, perdendo por 2x0 para o São Luiz.

Mas a maior vergonha não foi perder e sim a falta de esportividade. O Grẽmio se recusou a receber as medalhas de vice e foi embora antes da cerimônia, numa imensa falta de respeito com o adversário e a torcida. O presidente da federação gaúcha, Luciano Hocsman, criticou a vergonhosa atitude do clube.

“Eu acho que é uma falta de respeito. Estou constrangido e entristecido, mas é uma decisão que o clube tomou, cabe à direção explicar as razões que levaram eles a cometer esse ato de falta de fair play desportivo, de educação e de respeito com o torcedor que veio prestigiar a competição”, detonou Luciano.

Hoje à noite o Fluminense disputa a Recopa Sulamericana contra a LDU, no segundo jogo da final. O time carioca precisa tirar a diferença do gol que tomou na ida, em Quito. Agora jogando em casa, ele espera vencer por dois gols de diferença, ganhar uma taça inédita em sua história e embolsar R$ 8,9 milhões.

Lá fora, o Chelsea garantiu lugar nas quartas de final da Copa da Inglaterra num jogo super disputado, que venceu por 3x2, de virada, contra o Leeds. O próximo adversário será o Leicester. Casimiro fez o dele e levou o Manchester United para a próxima fase, onde enfrenta o Liverpool, que fez 3x0 no Southampton.

Na Itália, a Inter de Milão venceu mais uma, goleando a Atalanta por 4x0 e ampliando sua vantagem para a vice Juventus a 12 pontos. Em 26 jogos, só perdeu um e empatou um. No outro jogo de ontem, o Napoli enfiou 6x1 no Sassuolo, mas não ganhou nenhuma posição. Está em nono, empatado com a Lazio.

Na Espanha, o Atlético de Madrid, último dos grandes a sobreviver na Copa Del Rey, começou mal a disputa por uma vaga na final, perdendo de 1x0 para o Athletic Bilbao em casa. Hoje ele faz a partida de volta no estádio do adversário, precisando vencer por dois gols ou mais para enfrentar o Mallorca na final.

Já com um desempenho que não lembrava suas melhor época, o meia Pogba, da Juventus, foi suspenso por quatro anos depois de flagrado por doping, usando testosterona sintética. O jogador francês, de 30 anos, já tinha sido suspenso em setembro e ficará fora dos gramados até 2027. Se é que vai voltar.

O Giro de Esportes faz parte do Jornal das Sete, que voce ouve de segunda a sexta, às 18h40, na Morena FM, de Itabuna/BA. Ouça ao vivo em 98,7hz, em www.morenafm.com ou no app Android bit.ly/appmorenafm

11:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro