Ilhéus começa vacinação contra dengue

Depois de Itabuna, agora foi a vez da Secretaria de Saúde de Ilhéus começar a campanha de vacinação contra a dengue. O público-alvo desta fase inicial, com poucas doses, é limitado às crianças de 10 e 11 anos. O imunizante está disponível nos postos de saúde desde esta terça-feira e é gratuito.

Desenvolvida pela farmacêutica Takeda e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Ansiva), a vacina Qdenga aumenta a resistência do organismo para o contato com quatro tipos de vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), segundo a secretaria.

Ela ressalta que a vacina pode causar reações adversas, como dor no local da aplicação, febre leve e mal-estar. “No entanto, os benefícios da vacinação, geralmente, superam os riscos de complicações causadas pela dengue”, diz a secretaria em nota enviada à imprensa.

Ilhéus recebeu 4.709 doses da vacina e a Prefeitura depende de novos lotes para ampliar o público-alvo. Apesar de a bula da Qdenga indicar o imunizante para pessoas com idade entre 4 e 60 anos, o público-alvo do SUS, neste momento, abrange apenas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos pela falta de vacinas.

Mesmo os idosos formando o grupo mais afetado pela dengue, o Governo Federal preferiu vacinar primeiro as crianças. A vacina foi aprovada pela Anvisa há um ano, mas só agora o governo de Lula da Silva (PT) resolveu comprar as doses. No ano passado mais de mil pessoas perderam a vida para a dengue.

Enquanto Itabuna registra uma infestação predial do mosquito de 1,5%, Ilhéus está com 3,7%, por isso é importante que a população observe se o quintal tem coisas que podem acumular água, como baldes e garrafas. Ela também pode denunicar possíveis criadouros pelo Disque-Denque: (73) 3234-2040.

14:46  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro