Ilhéus tem infestação alta do Aedes

Ao contrário da vizinha Itabuna, o Índice de Infestação Predial pelo mosquito Aedes aegypti é de 3,7% em Ilhéus. Segundo a Prefeitura, ele chegou a 4,5% no segundo semestre de 2023, mas fechou o ano em queda. Ainda assim, o IIP de Ilhéus é duas vezes e meia maior que o de Itabuna, que está em 1,5%.

A Prefeitura de Ilhéus informa que a cidade saiu da faixa de alto risco para ocorrência de uma epidemia causada pelo mosquito, que transmite dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Apesar da queda, o município continua em estado de alerta na lista da Secretaria de Saúde da Bahia.

Segundo o coordenador de Endemias de Ilhéus, Roberto Reis, a secretaria local intensificou as ações de enfrentamento das arboviroses, nome dado às doenças transmitidas pelo mosquito. As equipes fiscalizam imóveis e atendem aos chamados da população pelo Disque-Dengue, 3234-2040.

Roberto pede que a população faça a sua parte, cobrindo tanques e evitando o acúmulo de água em garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, vasos de planta e outros recipientes. De janeiro até o final da primeira semana de fevereiro a Bahia notificou 4.068 casos suspeitos de dengue.

23:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro