Itabuna e Ilhéus vacinam contra dengue

Uma tem poucos casos e infestação controlada, outra enfrenta uma epidemia e registra infestação alta. Itabuna e Ilhéus receberam as primeiras doses da vacina contra a dengue, a Quêdenga. Foram 4.830 doses para Itabuna e 4.709 para Ilhéus. Nas duas cidades, a vacinação começa pelas crianças de 10 e 11 anos.

De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, o imunizante chegou ao município hoje e já está disponível nas unidades básicas de saúde. Já em Itabuna, a campanha começa nesta quinta-feira, a partir das 8h30, na sede da Unex, antiga FTC, em frente à Praça José Bastos. A quantidade é irrisória, para 2,6% da população.

A Secretaria de Saúde de Itabuna esclarece que vai distribuir mil doses na Unex. O restante será usado na vacinação dos estudantes nas escolas municipais. Nas próximas remessas, a campanha chegará a novos públicos. A criança precisa estar acompanhada pelos pais, que devem assinar um termo de autorização.

O lote inicial, comprado pelo governo federal com um ano de atraso, tinha apenas 712 mil doses para 315 municípios de Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas e São Paulo, além do Distrito Federal. Uma média de apenas 2.260 doses por município.

O segundo lote, de 530 mil doses para 521 cidades, é ainda menor, tendo média de 1.003 vacinas por cidade. Enquanto isso, só neste ano a Bahia já registra 16.771 casos de dengue, um aumento de 100% sobre o ano passado, com os maiores números em Vitória da Conquista e Feira de Santana, mais 64 municípios.

Neste ano já morreram quatro pessoas na Bahia, confirmado pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito, sendo um em Ibiassucê, dois em Jacaraci e um em Piripá. No Brasil, o número de casos se aproxima de 1 milhão e o de mortes está em 184 já confirmadas. Outras 690 mortes estão sob investigação.

19:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro