Itabuna libera verba a Fundo e blocos

A noite de quinta-feira foi marcada por um momento histórico no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Pela primeira vez após 10 anos de instituição do Sistema Municipal de Cultura, a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) fez o repasse dos recursos previstos por lei ao Fundo Municipal de Cultura.

“Neste momento, também emplacamos o lançamento da Escola de Talentos, mais uma promessa do Plano de Governo que o prefeito vem desenvolvendo desde 2021 e será executada através da parceria com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC)”, declarou o presidente Aldo Rebouças.

“Está ação tem como objetivo promover a arte e a cultura, além de despertar talentos. A nossa escola contará, inicialmente, com aulas de violino, danças populares e urbanas, ballet, bateria, violão, sopro/flauta, percussão, capoeira, teclado, canto e técnica vocal, canto hip hop e teatro”.

Ainda no evento, foi sancionada a Lei Municipal n° 2.660, que vai premiar os nove blocos tradicionais que participarão da Lavagem do Beco do Fuxico com R$ 20 mil cada. "É uma forma de reconhecimento do município pela contribuição na manutenção dessa manifestação cultural há mais de quatro décadas".

No início da década de 1980, o empresário e carnavalesco Nérope Martinelli conversou com o despachante e ex-jogador de futebol Abelardo Moreira, Bel, no seu escritório, na Travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), que havia recebido a visita do amigo e engenheiro Roberto Carlos Godygrover Bezerra (Malaca).

Morador de Salvador, ele contou a Nérope sobre a lavagem do Beco da Maria Paz, o que evoluiu para a criação da Lavagem do Beco do Fuxico. Reduto da boemia itabunense, a Travessa Adolfo Leite concentra o ABC da Noite, do lendário Caboclo Alencar, e outros bares.

Do meio-dia ao final da tarde de segunda a sábado eles se enchem de amigos e clientes para o papo, a cervejinha, a batida de sabores de frutas tropicais e a resenha diária sobre variados assuntos, incluindo futebol e casos prosaicos da cidade.

20:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro