Itabuna mantém infestação Aedes baixa

Itabuna está com índice de 1.5% para o mosquito da dengue, segundo o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), feito nas primeiras semanas de janeiro em bairros equivalentes a 50% da cidade. Com o indicador, o município mantém o mosquito sob controle.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, o baixíssimo índice registrado no LIRAa é reflexo do trabalho executado pelos agentes durante o ano passado. “Além disso, temos um governo que apoia as nossas ações para combater as arboviroses”, disse.

Em outubro, o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias foi reforçado com o fornecimento de novos uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Mesmo com o índice dentro do padrão seguro, a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, alerta para manter os cuidados.

"É preciso se manter vigilante para que não surjam focos do mosquito Aedes aegypti nas suas casas". Ela lembrou que 75% dos criadouros do mosquito estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, sucatas no quintal.

Nesta sexta-feira, dia 9, os Agentes de Combate às Endemias vão pulverizar a Rodoviária como forma de controle do mosquito. “Não podemos esquecer que Itabuna é porta de entrada para outros municípios e dividida pelas rodovias federais BRs 415 e 101”, lembrou Lucymar Ribeiro.

No dia 16 haverá um mutirão de limpeza no Bairro Santa Inês para eliminar eventuais focos de larvas do Aedes aegypti encontrados nas visitas domiciliares. “Este trabalho passará a ser executado todas as sextas–feiras, nos bairros, com ações educativas junto a população. Não podemos baixar a guarda".

A cidade registra 10 casos confirmados de dengue e nenhum de zika vírus e chikungunya. “A população é o principal agente. Por isso, precisa colaborar com limpeza de reservatórios e caixas d’ água e denunciar casas fechadas com piscinas ou reservatórios de água ao Disk-Dengue (73 3612-8324)”, orientou Ribeiro.

A Bahia tem 4.068 casos de dengue e 13 municípios em epidemia: Bonito, Novo Horizonte, Piatã, Morro do Chapéu, Lajedão, Rodelas, Macaúbas, Jacaraci, Piripá, Encruzilhada, Cordeiros, Conquista e Ipiaú. Mais oito em alerta ou risco: Ibicoara, Tanque Novo, Mortugaba, Brejões, Adustina, Chorrochó, Belo Campo e Anagé.

19:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro