Itabuna segue sem Cirurgia ortopédica

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, concedeu entrevista exclusiva, nesta quarta-feira, ao programa Conexão Morena, da Morena FM. A gestora explicou por que o município e toda a região sul da Bahia perderam o serviço de cirurgias ortopédicas pediátricas do Hospital Manoel Novaes.

Ele foi encerrado em outubro do ano passado. Segundo Lívia, o serviço não era habilitado para receber recursos dos governos federal e da Bahia. Por isso, quando os ortopedistas se desligaram da Santa Casa de Itabuna, ele foi encerrado. O mesmo aconteceu com o setor de oncologia do Calixto Midlej Filho.

A secretária explicou que o retorno das cirurgias ortopédicas pediátricas depende de um credenciamento junto ao Governo Estadual. “A gente faz um apelo ao Estado para tentar credenciar o serviço”, disse ao host Oziel Aragão. Com o setor fechado há mais de três meses, os problemas se multiplicam.

Hoje, toda criança ou adolescente de até 14 anos que precisar ser submetido a uma cirurgia ortopédica só consegue fazer o procedimento em Vitória da Conquista, Feira de Santana ou Salvador. A transferência é mediada pelo serviço de regulação do Estado, que funciona mal e é o maior gargalo da saúde na Bahia.

20:18  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro