Jovem morre por dengue em Itabuna

Tratada com descaso pelo Ministério da Saúde, a epidemia de dengue fez mais uma vítima, desta vez em Itabuna. Ana Luiza Rangel Silva, de 18 anos, passou mal e foi levada para a UPA do Monte Cristo, já em estado grave. Lá diagnosticaram como "uma virose", deram soro e mandaram para casa.

O estado dela se agravou e a família levou de volta para a UPA na sexta-feira (10). Pediram um Raio X para tentar descobrir qual o problema real, mas a UPA alegou que este exame só é liberado para pacientes com quadro grave. Na noite de domingo, Ana Luiza foi internada no Hospital de Base, com sangramento.

Os amigos dizem que ela tinha todos os sinais de dengue hemorrágica e a família denuncia que a UPA fez um diagnóstico impreciso e não deu o atendimento adequado. Talvez Ana Luiz tivesse sidso salva se tomasse a vacina contra a dengue, que foi aprovada pela Anvisa desde o ano passado.

Porém, o governo de Lula da Silva (PT) ignorou a explosão de casos e mortes, decidindo que ia esperar um ano pela fabricação de uma vacina nacional, que só se tornou disponível agora e em poucas doses. A quantidade que pode ser entregue ao longo deste semestre não vai cobrir nem 1% da população.

Sob o governo Lula, o Brasil vive uma realidade alarmante em relação aos casos de dengue. O mais recente balanço do Ministério da Saúde registrou, só nos primeiros dias de 2024, 408 mil casos da doença e 62 óbitos, sendo que outras 279 mortes suspeitas seguem em investigação, o que pode elevar o total a 341.

As médias nacionais estabelecidas apontam para 201 casos de dengue para cada grupo de 100 mil habitantes. No entanto, algumas unidades da federação, registram índice significativamente maior, como no caso do Distrito Federal, com mais de 1.700 casos por 100 mil habitantes.

Na sequência, os estados mais afetados proporcionalmentesão: Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás. No X, ex-twiter, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou a postura da ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao negar o status de uma emergência nacional. “Isso é negacionismo que chama, não é?” ironizou.

16:08  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro