MPF esconde absolvição por 3 meses

O procurador da República Carlos Henrique Martins Lima, do Ministério Público Federal (MPF), decidiu arquivar o inquérito aberto para apurar a conduta do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nos atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023.

Estranhamente, a decisão é datada de 1º de novembro, mas foi mantida sob sigilo e somente divulgada nesta quinta-feira (1º), três meses depois de assinada. O MPF não explicou a razão da demora.

Com o arquivamento do inquérito contra Ibaneis já assinado, o mandatário Lula da Silva (PT), que chegou ao poder depois de "descondenado" pelo STF, fez uma declaração mentirosa, já este ano, atribuindo ao governador do DF responsabilidade pelos atos de vandalismo.

De acordo com a conclusão da decisão de 13 páginas do procurador, não foi possível constatar a acusação de “omissão” do governador diante dos fatos, além de provas e testemunhas que apontam, ao contrário, para a reação firme de Ibaneis desde o primeiro momento. Na ocasião, momentos antes do quebra-quebra,

Ibaneis foi informado pelo secretário interino de Segurança que a situação estava “sob controle” e que não havia risco de conflitos, mas, diante das informações sobre o que ocorria, ele ordenou imediatas providências e chegou a ordenar que os vândalos fossem presos.

Após período de afastamento do cargo por dois meses, considerado injusto e excessivo, Ibaneis retomou o cargo para o qual foi reeleito em primeiro turno e com a habitual aprovação majoritária da população pelo seu desempenho, lembra o Diário do Poder.

Depois de um ano arrastando na lama o nome do ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, o MPF também arquivou o inquérito contra ele pela bagunça do 8 de janeiro. “Não se verifica, em relação a Anderson Torres, uma conduta intencional de facilitar os atos criminosos”, concluiu.

O presidente Bolsonaro reagiu nas redes sociais com uma pergunta que ficará sem resposta: "quem vai reparar toda a injustiça contra o Anderson Torres?"

15:50  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro