SC tem 4 vezes menos desemprego que BA

Santa Catarina fechou o quarto trimestre de 2023 com a menor taxa de desocupação do país. O dado é sa PNAD Contínua, do IBGE, divulgada nesta sexta-feira. No período, o estado era o que mais tinha pessoas empregadas, com uma taxa de desocupação de 3,2%, contra 14,2% do Amapá e 12,7% da Bahia, os piores.

Santa Catarina se destaca ainda como o estado com mais trabalhadores com carteira assinada. “Não é ser melhor do que ninguém, mas Santa Catarina é isso, é trabalho, é resiliência. A gente vê no dia a dia, vem a dificuldade e em seguida o povo tá de pé novamente".

"Vem a crise, o estado é o último a entrar e o primeiro a sair, reconstruindo, trabalhando firme. Ao encontro dessa força, o Governo tá investindo em obras estruturantes, na saúde, na segurança, na educação e principalmente em quem produz e gera emprego," afirma o governador Jorginho Mello.

Segundo a pesquisa, a taxa de desocupação do país no 4° trimestre de 2023 foi de 7,4%. A amostragem por sexo aponta que o índice está em 6% para homens e 9,2% para as mulheres. Já para as pessoas com ensino médio incompleto, a taxa foi de 13%, superando a dos demais níveis de instrução.

Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi 7,6%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,6%). No ano de 2023, o nível da ocupação do país foi estimado em 57,6%. Na média anual, o nível da ocupação catarinense (65,9%) foi o maior do país em 2023.

A atividade Outros Serviços (12,8%), com 24 mil pessoas ocupadas a mais, teve o maior crescimento. Alojamento e alimentação (12,6%), com 20 mil a mais, veio em seguida. Serviços domésticos (5,3%), Indústria geral (1,9%) e Transporte, armazenagem e correio (1,5%) também ganharam ocupados.

O secretário de Planejamento, Edgar Usuy, comemora os números da pesquisa e destaca o trabalho estratégico do Governo do Estado em fortalecer setores como o turismo, por exemplo, com ações ao longo de todas as estações do ano. “Isso movimenta a economia e a geração de empregos".

Usuy pontua que a pesquisa mostra o bom desempenho no índice de ocupação no Meio-Oeste, no Litoral Sul e na Serra Catarinense. “Com isso, o desenvolvimento econômico começa a ficar mais equilibrado geograficamente no nosso estado, o que é, realmente, muito importante".

Segundo a PNAD, no quarto trimestre de 2023, Santa Catarina era o estado com o maior percentual de empregados com carteira assinada, 88,2%. Em seguida, aparecem os outros dois estados do Sul, Rio Grande do Sul com 81,9% e Paraná com 81,7%.

23:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro