Uma papo "bagunçado" sobre a Lavagem

O talk show Mesa Pra 2, da Morena FM, recebeu nesta quarta três referências relacionadas com a Lavagem do Beco do Fuxico, evento tradicional de Itabuna, com mais de 40 anos. Geraldo "Caçolinha" é diretor do bloco Maria Rosa há 40 anos, Lula Palmeira traz o caçula dos blocos, o Tabokas Rock.

Já Otoniel Azevedo faz um trabalho social de saúde na Lavagem desde que o Gapa foi fundado, há mais de 30 anos. Eles comentaram e elogiaram a volta do formato tradicional, que tinha sido abandonado em 2023. "A Prefeitura descaracterizou completamente a Lavagem do Beco e transformou numa micareta", lembrou Marcel.

"A gente corria o risco inclusive de a lavagem se perder, a desaparecer como entidade e evento tradicional," acrescentou Caçolinha. Depois de muitas críticas, o prefeito Augusto Castro entendeu a importância e retomou a tradição. O diretor do Maria Rosa elogiou a postura e foi secundado pela bancada.

Outras duas ações elogiadas foram o projeto de lei da Prefeitura tornando a Lavagem patrimônio histórico de Itabuna e o que conferiu um prêmio aos blocos e entidades que mantém o evento. "Deu autonomia para os blocos. Nós passamos muitos anos fazendo a Lavagem com nosso dinheiro, no sacrifício," disse Lula.

A sugestão deles é aprovar uma lei que torne permanente esse auxílio, importante para dar independência a quem faz a festa. Caçolinha contou a história do Maria Rosa, que surgiu para homenagear as mulheres nos anos 30, época ainda dos coronéis do cacau, chocando por sair com homens vestidos de mulher.

A Lavagem do Beco acontece neste sábado, com concentração às 15h na Rua Duque de Caxias. O cortejo sai às 16h com os blocos Maria Rosa, Casados I... Responsáveis, Dez Casados, Encantart, Hora Extra, Mendigos de Gravata e Ylê Axé Odara, seguindo na contra-mão, descendo o beco e seguindo pela Cinquentenário.

Na Avenida do Cinquentenário saem a banda Caramelo com Banana e os blocos Planeta Reggae e Tabokas Rock, que depois faz um som em frente ao Café Pomar, com a banda Pecados Capitais. Já os shows acontecem na Praça Adami a partir das 22h, com Luiz Caldas, Alobened, Afrocidade, Sibenzer e Papazoni.

Otoniel contou que o Gapa vai montar stand na Duque de Caxias para distribuir preservativos masculinos e femininos, além gel lubrificante e orientações sobre ISTs. No domingo à tarde será a vez da programação infantil, com Zé Cachoeira e Pedrita, Teatro Fantasia, A Bela e a Fera, Uz Bananoides, Princesa e Herói, Pirulito e Paçoca.

19:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro