Apenas 30% dos condutores são mulher

A Bahia conta com quase 3 milhões de habilitados e, apesar de uma população feminina maior (53%), apenas 30% são condutoras. Dados do Detran-BA revelam que das quase 5 milhões de multas registradas pelo órgão entre 2019 a 2023, apenas 5,39% foram aplicadas para motoristas e motociclistas.

Seguindo essa linha, apenas 6,35% dos sinistros de trânsito foram causados por pessoas do sexo feminino, de um total de 32.855 registrados. Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Brasil possui mais de 29 milhões de mulheres habilitadas. Na Bahia, em 2024 esse número chega a quase 800 mil.

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, diz que o panorama é resultado das campanhas de conscientização, capacitação e empoderamento. “Elas, comprovadamente são mais atenciosas, responsáveis e cautelosas".

Leila Mota, vendedora de veículos de uma concessionária de Salvador, é habilitada há 22 anos, e afirma não ter medo de dirigir. “Busco respeitar as sinalizações, opto pelo bom senso e pratico a direção defensiva”. Leila ainda ressalta que sofre com os assédios por parte dos motoristas quando o trânsito está intenso.

18:21  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro