Bahia tem a oitava morte por dengue

A oitava morte por dengue na Bahia foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado nesta sexta-feira. A vítima era uma farmacêutica de 29 anos e estava grávida de quatro meses. Gabriela Gomes Santo era moradora de Barra do Choça, no sudoeste, que concentra a maioria das mortes pela doença.

Segundo a secretaria de Saúde local, ela chegou ao Hospital Municipal José Maria de Magalhães Neto em mal estado e recebeu diagnóstico de dengue grave. No Brasil, desde o início do ano, já foram registrados 1.017.278 casos e 214 mortes confirmadas pela doença. Outros 687 óbitos estão em investigação.

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta quinta-feira (29), em Brasília, pelo do Ministério da Saúde. Entre os casos, 55,4% são de mulheres e 44,6% de homens.

A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos. Apesar disso, o Governo Federal resolveu concentrar as poucas vacinas compradas no público oposto, de 11 a 14 anos.

Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (352.036). Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar: 3.612,7 casos por 100 mil habitantes.

O DF é uma das unidades federativas que decretaram situação de emergência em saúde pública por causa da explosão de casos de dengue. Segundo o governador Ibaneis Rocha, as redes de saúde da capital, tanto a pública quanto a privada, entraram em colapso no atendimento.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil poderá ter neste ano o dobro de casos de dengue registrados em 2023, que chegou a 1.658.816 casos. Com Diário do Poder.

18:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro