BYD começa a construir fábrica na Bahia

Em cerimônia na tarde de terça-feira, no polo industrial de Camaçari, a gigante chinesa BYD deu o pontapé inicial para a instalação de sua fábrica de veículos elétricos na Bahia. A partir de agora, ela será construída do zero, em 330 mil metros quadrados de uma área que está vazia.

Só na segunda etapa o antigo complexo da Ford será reformado. Ele será usado para atrair e implantar uma cadeia de fornecedores. A maior indústria da BYD fora da China conta com o investimento de R$ 3 bilhões para produzir veículos elétricos e híbridos de passeio, chassis de ônibus e caminhões elétricos.

A produção deve começar em 2025, com geração de cerca de 10 mil empregos diretos. Também está entre os objetivos, nos próximos cinco anos, o processamento de lítio e ferro fosfato, que vão ser usados nas baterias dos veículos, segundo a diretoria da BYD.

O evento contou com o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, e o conselheiro especial da empresa, Alexandre Baldy. Além dos empregos, um dos impactos previstos é a descarbonização do segmento automobilístico. Segundo Baldy, a ideia é criar uma rede de fornecedores locais.

“A BYD tem como política de progresso, de investimento, atrair para dentro do seu polo fabril o maior número possível de fornecedores locais e nacionais. Em alguns modelos nossos, existem mais de 73% de fabricação de partes e peças dentro da planta industrial e aqui esse objetivo será nessa direção".

"Nosso objetivo é que, ao fim deste ano, consigamos ter, na primeira fase, carros sendo montados nessa planta, que nós tenhamos a fabricação completa saindo para Camaçari, para a Bahia, para todos os estados do Brasil”, declarou. “Em cinco anos, almejamos a fabricação das baterias de lítio".

"Esse é um dos investimentos que não estão mencionados nesse pacote aqui anunciado, dentro de um planejamento para que, em uma discussão com os governos federal e estadual, consigamos aumentar, pelo menos, 70% os componentes locais em solo brasileiro”, detalhou o conselheiro da BYD.

12:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro