Capoeira se despede de Mestre Virgílio

O sul da Bahia perdeu hoje seu maior representante da Capoeira de Angora, José Virgílio dos Santos, o Mestre Virgílio, aos 89 anos. Ele estava internado no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, desde a semana passada, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral e uma parada cardíaca.

Ilheense, ele iniciou na capoeira aos 9 anos, através do Mestre Caranha, depois estudou com os Mestres Chico da Onça, Claudemiro, Álvaro, Elíscio, João Valença e Barreto. Em 1950 ele se tornou contra-mestre, pelas mãos do Mestre João Grande. O Mestre internacional Dilaho lembra dele com respeito.

"Meu mentor, o mais antigo capoeirista do sul da Bahia. Era uma pessoa fantástica. Respeitado por todos. Foi um dos 14 capoeiristas a receber um prêmio da Rede Mundial de Capoeira", disse em ligação para o jornal A Região. Dilaho conta que o corpo foi embalsamado a pedido da família.

"Ele tem uma filha que mora na Alemanha e não pode chegar antes. Por isso o velório será na quinta e o enterro na sexta-feira", conta Dilaho, que se prepara para receber um título de Doutor Honoris Causa da universidade Febrac, de Guarulhos/SP. "Virgílio foi o primeiro, com título dado pela Uesc", conta.

O título foi concedido em 2021, pela vida dedicada à arte marcial e à transmissão da cultura afro-brasileira. Virgílio formou centenas de alunos, ensinou a Capoeira Angola em projetos sociais, fundou duas associações de Capoeira e lançou o CD Velho Angoleiro: Ladainhas e Corridos.

14:46  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro