Funcionários farão greve na Santa Casa

Funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna anunciaram que vão entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira. Eles tomaram a decisão em assembleia, na noite de quinta, porque ainda não receberam o salário de fevereiro, que venceu na quinta da semana passada.

Procurada pelo Jornal das Sete, da Morena FM, a direção da Santa Casa confirmou o atraso e alegou que aguarda pagamento da Prefeitura de Itabuna. Caso a paralisação seja deflagrada, ela vai afetar os hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas, todos administrados pela instituição.

A Prefeitura de Itabuna respondeu por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Ela diz que repassou neste mês R$ 2,1 milhões para a Santa Casa de Itabuna e frizou que ela não é 100% vinculada ao SUS. "Há uma dívida histórica do município com a Santa Casa e a atual gestão administra essa situação desde o início".

"A Secretaria Municipal de Saúde sempre repassa valores suficientes para que a instituição honre com os seus trabalhadores. Por essa razão, não há nexo causal para imputar ao município a responsabilidade pelo atraso salarial, uma vez que há outras fontes de financiamento para o custeio de suas atividades".

Também ouvido pelo Jornal das Sete, o presidente do sindicato que representa os profissionais de saúde, Raimundo Santana, disse que a direção da Santa Casa foi notificada da greve na manhã desta sexta-feira. Segundo ele, apenas 30% dos funcionários dos hospitais irão trabalhar na próxima segunda.

18:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro