HB faz primeira captação de órgãos de 24

Na manhã desta sexta-feira, 15, foi realizada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães uma captação de múltiplos órgãos. Em um momento emocionante, os colaboradores da unidade fizeram um corredor humano para reverenciar, com aplausos, o paciente doador a caminho do Centro Cirúrgico.

Essa foi a primeira captação do ano no HB. Graças ao “sim” de uma família, seis pessoas que estão na lista de espera do estado aguardando por um transplante serão beneficiadas com a doação. Atualmente, 1.749 pessoas aguardam por um rim, 1.386 por uma córnea e 25 por um fígado.

O procedimento foi realizado pela equipe da Central Estadual de Transplantes, sob responsabilidade do cirurgião Ávio Brasil, com suporte das equipes da Organização de Procura de Órgãos Sul e do Hospital de Base, conta a enfermeira coordenadora da OPO Sul do HBLEM, Silvana Batista.

"Todas as fases do protocolo foram realizadas pelos médicos da instituição, que são capacitados e habilitados para executar as etapas do procedimento de morte encefálica. A família doadora teve todo o acolhimento necessário da equipe multidisciplinar do hospital para o ato nobre da doação de órgãos".

“Quero agradecer, em nome da equipe OPO Sul, à família doadora pela generosidade que, mesmo diante de todo o luto vivido, teve a sensibilidade de ajudar a salvar outras vidas”, declarou.

A enfermeira também agradeceu a todos os colaboradores do HBLEM pelo apoio à causa da doação de órgãos e aos médicos João Omar e Paulo Medauar Reis, que através do “Instituto Seja um Doador” têm ajudado a intensificar a importância da doação de órgãos na nossa cidade e região.

Para Paulo Medauar, foi emocionante ter acompanhado a captação. “Foi uma honra estar ao lado de excelentes profissionais, a enfermeira Silvana e o médico João. No mínimo, seis ou sete pessoas vão receber esses órgãos e mudar de vida. A frase de hoje é amor ao próximo”, concluiu.

18:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro