Inflação mensal aumenta 900% na Bahia

A inflação aumentou 900% na Bahia, segundo dados do IBGE para fevereiro. Em janeiro, ela ficou em 0,13%, mas no mês passado subiu para 0,96% e já acumula 1,10% em apenas dois meses. No país a inflação dobrou de um mês para o outro, indo de 0,42% em janeiro para 0,83% em fevereiro.

O resultado foi influenciado, principalmente, pelos preços do grupo de Educação, que registraram salto de 4,98%. Os dados foram divulgados nesta terça pelo IBGE e são referentes ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que, no ano, acumula alta nacional de 1,25%. Em 12 meses, chega a 4,5%.

Dos nove grupos analisados, sete apresentaram alta no último mês. Nas atividades de Educação, a maior contribuição partiu dos cursos regulares, com salto de 6,13%, como explica o gerente da pesquisa André Almeida. "Eles subiram mais de 6% por conta dos reajustes habituais do início do ano letivo".

"Podemos observar alta de mais de 8% na Pré-Escola, no Ensino Fundamental e também no Ensino Médio”, conta. Depois se destacaram os grupos de Alimentação e bebidas, com salto de 0,95%. O professor de finanças da UFRJ Raphael Moses considera que a alta pode ter relação com fatores climáticos.

Outro setor que apresentou alta foi o de Transportes, que teve salto de 0,72%. Para o economista Luigi Mauri, “se deve a uma alta dos combustíveis, em virtude da reoneração do ICMS, já que uma Medida Provisória caducou neste ano. É uma área que deve afetar bastante as finanças pessoais”, pontua. 

No que diz respeito aos índices regionais, por capital, todas as áreas pesquisadas apresentaram alta nos preços. A maior variação foi na capital sergipana. Aracaju contou com elevação de 1,09%. O resultado foi puxado pela alta da gasolina, que subiu 10,45%. O menor resultado, foi de Rio Branco, no Acre, 0,26%. Com Brasil 61

20:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro