Lavagem tem shows, blocos e alegria

A 43ª Lavagem do Beco do Fuxico, realizada no sábado, levou mais de 50 mil pessoas para curtir uma festa que está na história da cidade, uma tradição que passou por várias gerações sem perder a personalidade. Tudo começa no Beco do Fuxico e se espalha para a Praça Adami e a Avenida do Cinquentenário.

Promovida pelos blocos com organização da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), a festa teve cortejo das baianas, blocos carnavalescos e shows. O prefeito Augusto Castro destacou que “temos o compromisso de manter a tradição e a garantir segurança para o folião, para as famílias".

Castro lembrou da inovação deste ano, atendendo a um pedido das agremiações. “Fizemos uma seleção e cada entidade recebeu R$ 20 mil para se organizar e desfilar na avenida, mostrando seu talento, cultura, diversidade e inclusão. Isso foi fundamental para o sucesso, estamos no caminho certo”.

No Beco do Fuxico, desfilaram Pai Gildo e baianas com flores e água de cheiro, os blocos Ylê Axé Odara, Mendigos de Gravata, Hora-Extra, Encantarte, Os Dez Casados, Casados I…responsáveis, e Maria Rosa, esses últimos com mais de 40 anos de existência.

Na Avenida do Cinquentenário circularam os blocos Planeta Reggae e Tabokas Rock, destaque com a banda Pecados Capitais, além da banda Caramelo com Banana. Os shows na Praça Adami reuniram Luiz Caldas, que agitou o público de volta à cidade onde morou, Alobened, Afrocidade, Sibenzer e Papazoni.

Todo mundo fez homenagem ao festeiro que faltou neste ano, Kocó do Lordão, que morreu aos 72 anos em Salvador. Ele foi lembrado por Luiz Caldas, que conviveu com o cantor na época em que morava em Itabuna, nos anos 70, além de Cristal Som, Daiane e Del, que cantaram sucessos do Lordão.

19:17  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro