Moradores protestam contra Coelba

Moradores de Itabuna cobram uma solução definitiva da Coelba para as quedas de energia recorrentes no Loteamento Santa Tereza, no bairro Banco Raso. Na sexta-feira, eles bloquearam a ponte do São Caetano em protesto contra a concessionária. Iniciada por volta das 18 horas, a manifestação foi até as 19h30.

Os manifestantes queimaram pneus para fechar a rua, que só foi liberada após negociação com a Polícia Militar. Segundo eles, as quedas de energia no Loteamento se tornaram frequentes desde dezembro. A última interrupção do serviço durou mais de 24 horas, relataram ao Jornal das Sete, da Morena FM.

Ainda conforme os moradores, a Coelba chegou a substituir a fiação do Loteamento, mas isso não resolveu o problema. Eles afirmam que a empresa está sem o tipo correto de cabos e usou um substituto inferior. Muitos contam sobre eletrodomésticos danificados pelas falhas da rede elétrica.

Também acumulam prejuízos com a perda de alimentos guardados nas geladeiras e freezers. Durante o protesto, uma manifestante afirmou que a escola da comunidade ficou três dias sem aula. por causa do apagão da Neoenergia Coelba. A situação se agravou na noite de domingo.

Revoltados, os moradores retiveram duas caminhonetes da Coelba e a Polícia Militar foi novamente acionada para acalmar os ânimos e conseguir a liberação dos veículos. Até o momento, a concessionária não se manifestou sobre as reclamações dos consumidores, iguais a muitos outros bairros.

Os moradores dizem que há mais de três meses sofrem com os prejuízos causados pela Coelba, sem que ela resolva o problema. Os técnicos fazem um reparo improvisado, que não dura muito e a energia volta a faltar. Caso a Coelba continue empurrando o problema, o bairro promete fechar mais avenidas.

Um ouvinte da Morena FM ligou para o programa Conexão Morena, disse que tem muitos problemas com a Coelba no bairro São Judas, mas não acha certo atrapalhar a vida de todos para protestar. "Eles deveriam bloquear a entrada da Coelba, protestar na porta dela, sem prejudicar as outras pessoas", afirmou.

O apresentador Oziel Aragão lembrou que a concessão da Coelba vence neste ano e precisa ser renovada a partir de 2025. "Chega. Tem que ter concorrência, escolher outra empresa," defendeu. A decisão sobre renovar ou não a concessão é da Aneel, mas o Governo do Estado pode pressionar por mudança.

20:52  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro