MS e SP fazem parceria por logística

O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, formalizou com o de São Paulo, Tarcísio de Freitas, um pedido de reativação da ferrovia Malha Oeste e da ampliação da hidrovia Tietê-Paraná. Ele destacou a importância estratégica da diversificação de modais de transporte para as cadeias de produção.

A geração de empregos e outros projetos que estão na base das políticas públicas dos dois estados também estiveram na pauta. "O Brasil elegeu governadores como o de São Paulo, muito comprometidos com o resultado, com políticas públicas mais efetivas e o trabalho direcionado para o cidadão e a cidadã", disse.

Tanto a Malha Oeste como a Tietê-Paraná são dois eixos de transporte que dão nova dinâmica para a infraestrutura sul-mato-grossense. A divisa entre MS e SP é a de segunda maior entre os cinco estados que fazem divisa com o MS. "Também é a de maior contingente populacional", acrescenta Riedel.

A ideia é revitalizar a Malha Oeste para que as carga de Mato Grosso do Sul cheguem ao Porto de Santos. O encontro ainda encaminhou investimentos no trecho sul-mato-grossense da Malha Oeste, onde a linha férrea será de bitola larga, além de uma avaliação no trecho paulista, onde há menos embarques.

Quanto à hidrovia Tietê-Paraná, foi debatido o avanço das obras no município paulista de Avanhadava. São elas que tornarão a hidrovia navegável também a partir de MS. A informação repassada pelo governador Tarcísio de Freitas é de que o trabalho tem previsão de conclusão até 2026.

O encontro abordou ainda um convênio relativo a títulos de cota de reserva legal. Tarcísio foi convidado a visitar o Mato Grosso do Sul. "Tive a oportunidade de discutir com o governador Tarcísio pautas nacionais e questões que interessam tanto a São Paulo quanto a Mato Grosso do Sul", conta Riedel.

"Há muita convergência em uma gestão de desenvolvimento e crescimento para os estados, muito atrelado à criação de oportunidades de emprego e renda a toda sociedade", completa.

21:17  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro