Novaes registra aumento de dengue

Os casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya dispararam no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. De acordo com a Santa Casa, mantenedora da unidade, a média diária de atendimentos subiu 250%, saltando de 50 para 125 pacientes. A disparada dos casos sobrecarrega o Hospital e aumenta a espera por atendimento.

Segundo a Santa Casa, muitas crianças que chegam ao Manoel Novaes deveriam ser atendidas em unidades básicas de saúde e não na unidade de média e alta complexidade, que é reservada para quadros graves. O Hospital mantém dois pediatras por turno.

Quando chegam na unidade, os pacientes passam por triagem, que determina o risco de cada caso. Os mais graves têm prioridade. Nos primeiros 13 dias deste mês, foram 1.160 atendimentos. A médica Fabiane Chávez, diretora técnica, ressalta a necessidade de medidas eficazes de combate ao mosquito.

Ela afirma que as ações dependem de todos. De um lado, a população deve eliminar os criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. De outro, o poder público tem que fazer campanhas e atuar nas ruas. “Caso contrário, o sistema de saúde não irá suportar por muito tempo”, alerta a profissional.

Apesar de a Santa Casa informar 125 pacientes por dia com suspeita de dengue, governo federal vem subnotificando e só registrou 64 neste ano em Itabuna, com incidencia de 34,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. A informação está no Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.

18:29  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro