Procon revela campeãs de reclamação

O Procon-SP divulgou a lista das empresas com maior número de reclamações em 2023 nesta sexta (15). Os números referem-se a processos administrativos. Ou seja, reclamações não solucionadas em uma primeira tentativa de acordo feita pelo órgão. Hurb Technologies, Grupo 123 Milhas e Enel lideram.

Em 2023, o Procon-SP registrou 769.556 reclamações em seu canal online e nos postos presenciais. No período, foram finalizadas 207.220 queixas feitas contra 21.925 fornecedores, com mediação feita pelos especialistas do Procon-SP – independentemente de terem sido atendidas pelo fornecedor.

Estas são as dez empresas com mais reclamações no Procon-SP durante o ano de 2023: Hurb Technologies, Grupo 123 Milhas, Enel, Itaú Unibanco, Bradesco, Ikeg, Shopee, Samsung, Grupo Claro e Mercado Livre. As duas primeiras são empresas do setor de turismo que atuam em viagem com datas flexíveis.

Em relação à Hurb Technologies S/A e Grupo 123 Milhas, os problemas que consumidores mais citaram foram ofertas não cumpridas, dificuldade na devolução dos valores pagos, dificuldade para cancelar ou alterar o contrato e questionamento de cobranças (serviço não fornecido).

A Hurb teve 11.631 reclamações registradas, sendo 809 atendidas e 10.822 não atendidas, com um índice expressivamente baixo (7%) de solução das queixas apresentadas. Em maio de 2023, a empresa foi multada pelo Procon-SP em R$ 4,4 milhões.

Já a 123 Milhas teve 8.186 reclamações – 494 atendidas e 7.692 não atendidas. A empresa entrou com pedido de recuperação judicial e o Procon-SP solicitou entrar no processo fornecendo subsídios ao órgão julgador. A empresa também foi multada pelo Procon-SP no valor de R$ 2,5 milhões.

Em terceiro lugar no ranking geral consta a concessionária de energia elétrica Enel com 5.800 reclamações (tendo atendido 1.238 demandas e não atendido 4.562). Problemas relacionados a cobranças indevidas – incompatíveis com o perfil de uso -, faturamentos acumulados, dificuldades na renegociação, cobrança de tarifas e taxas não previstas ou informadas e negativação indevida, são a maior parte dos questionamentos.

Em razão da interrupção no fornecimento de energia elétrica na região metropolitana durante a primeira semana de novembro de 2023, a Enel foi multada em mais de R$ 12 milhões. Assim, os três primeiros colocados também se destacam no pelos altos índices de não atendimentos a reclamações.

Outro destaque no levantamento de 2023 foi o de empresas que não estavam no ranking das 50 empresas com mais reclamações, mas entraram no último ano. Por exemplo, é o caso do Facebook Serviços Online do Brasil, que em 2022 estava em 81ª posição no ranking. Em 2023, a empresa ocupou a 19ª posição.

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sao pedro