PT só reúne 200 no evento de Salvador

Um fiasco. Essa é a melhor definição para a "grande manifestação" promovida pelo PT da Bahia no sábado passado em Salvador, convocada há mais de duas semanas e reforçada com militantes do MST trazidos de ônibus. O soteropolitano ignorou completamante o evento, que reuniu cerca de 200 pessoas.

Segundo o próprio partido, estavam no local "mais de 40 movimentos sociais", o que significa que cada um conseguiu levar menos de 5 pessoas, a maioria diretores. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, fez o discurso esperado, mas chamou a atençâo as ausências de Jaques Wagner e Rui Costa.

Em São Paulo, o grupo na Avenida Paulista mal preenchia a calçada do Masp e o do Largo São Francisco era mínimo. Somadas, as duas manifestações, que tiveram a presença de lideranças como o ex-presidiário José Dirceu, tinham menos de mil pessoas. Em Belo Horizonte foram cerca de 30 pessoas, em Lisboa, 26.

Em Recife, só havia 18 pessoas. A USP disse que no país foram 1.700 pessoas. Independente dos números, ficou claro o enorme fracasso e o erro em marcar manifestação, no mesmo mês, para tentar "bater" a promovida pelo presidente Jair Bolsonaro, que reuniu o maior público da história na Avenida Paulista.

A grande imprensa, que funciona como assessoria de imprensa do Planalto, tentou inflar os números e publicou fotos com ângulo fechado, porém a internet mostrou centenas de fotos abertas, onde foi fácil calcular a lotação de cada lugar, exceto Lisboa e Belo Horizonte, onde podiam ser contadas uma a uma.

18:56  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro