Refinaria da Acelen tem paralisação

Funcionários da Refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, paralisaram as atividades nesta quarta-feira. Segundo a Federação Única dos Petroleiros, eles protestam contra a demissão de 30 colegas e 120 terceirizados. A unidade é a única refinaria de combustíveis da Bahia e atende também a Sergipe.

Vendida pela Petrobras em dezembro de 2021, a antiga Refinaria Landulpho Alves, maior do Nordeste, é controlada pela Acelen, que representa o Fundo Mubadala no Brasil. No mês passado, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a estatal vai comprar 51% das ações e retomar o controle.

De acordo com a Federação dos Petroleiros, a Acelen deu início a uma demissão em massa. A empresa nega. Em nota, o grupo de origem árabe informou que está em constante busca por mais eficiência e competitividade da Refinaria de Mataripe.

Ainda segundo a FUP, a Transpetro reduziu contratos de manutenção do Terminal Madre de Deus, vendido ao Fundo Mubadala junto com a Refinaria. A redução também acarreta demissões.

18:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro