Sul da Bahia tem menor sapo do mundo

O menor anfíbio do mundo é sulbaiano. O sapinho pulga, Brachycephalus pulex, é uma espécie encontrada apenas no topo dos morros da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra Bonita, em Camacan, e no Parque Nacional Serra das Lontras, em Arataca, ambos no Sul da Bahia.

A descoberta foi da pesquisa de mestrado da bióloga Wendy Bolaños, na Pós-Graduação em Zoologia da Uesc. Ela mediu 46 exemplares do sapinho e distinguiu o sexo. Um dos machos media apenas 6,45 mm, o menor vertebrado terrestre. Até então, o “título” pertencia a um sapo da Papua Nova Guiné de 7,7mm.

Os cientistas se preocupam com a preservação desta espécie. “Infelizmente, na última reavaliação do status de ameaça feita pela União Internacional para a Conservação da Natureza, o sapinho pulga foi classificado como em perigo de extinção. Está em nossas mãos garantir que ele não desapareça".

"Espero que as futuras gerações de brasileiros ainda possam se orgulhar de ter o menor anfíbio do mundo vivendo na Bahia”, afirma o professor do Departamento de Ciências Biológicas Iuri Ribeiro Dias. Já o colega Mirco Solé destaca que, apesar de estar em APAs, continua vulnerável às mudanças climáticas.

"Isso porque, enquanto espécies de baixada podem migrar para montanhas a fim de suavizar os efeitos da elevação na temperatura, as demais, que já vivem em regiões altas, não têm para onde ir", explica. O estudo foi publicado na conceituada revista científica Zoologica Scripta.

18:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro