Bahia está entre 5 piores da dengue

O número de casos de dengue está em queda em 10 estados e em estabilidade em outros 12. A Bahia está entre as cinco unidades da federação com tendência de alta da dengue. Desde o começo do ano, 138.200 pessoas foram infectadas pela doença no estado. Só na 15ª semana epidemiológicaforam 5.200 casos.

Até agora, 45 mortes foram confirmadas em decorrência da dengue. Os outros estados com tendência de alta são Ceará, Maranhão, Paraná e Sergipe. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde, durante o colóquio “Avanços e Perspectivas no Enfrentamento à Dengue”, na quarta-feira.

Na reunião, o Ministério atualizou o cenário epidemiológico da dengue no país e debateu ações para prevenção e controle da doença. Desde o começo deste ano já foram registrados 3,3 milhões de casos e 1.400 pessoas morreram. Mas a Secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, diz que o pico passou.

“Neste momento, passamos pelo pico. Subimos a montanha e agora estamos descendo. Mas nessa descida ainda precisamos continuar em alerta”, afirma Ethel. Para isso, o paciente diagnosticado não pode descuidar da hidratação, “o que pode ser feito pelos serviços de saúde e também dentro de casa", completa.

Segundo o Minsitério, a tendência de queda está relacionada ao fator climático, já que o país se aproxima do período mais seco e frio do ano, condições menos propícias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ao longo de 40 anos, a média de duração das epidemias sempre variou entre 20 e 22 semanas.

“Queria aproveitar para alertar os profissionais de saúde para prestarem atenção no quarto e quinto dia", diz Ethel. "A pessoa chega ao serviço de saúde relatando que teve um diagnóstico de dengue e está se sentindo com enjoo, vômito, algum sangramento. É um caso de dengue, que está ficando grave”.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas mais frequentes da dengue são febre alta e dor de cabeça, mas é quando esses sinais começam a ir embora, que outros começam a aparecer, como vômitos, dor abdominal, tonturas ao se levantar, sangramento na gengiva e no nariz. Com Brasil 61

20:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro