Cyro de Mattos é publicado em Portugal

A editora Palimage, de Coimbra, Portugal, acaba de publicar "Águas de Meu Rio", do autor sulbaiano Cyro de Mattos. O livro contém um poema dividido em vinte partes, em que o autor denuncia, em versos pungentes e doloridos, o estado atual do Rio Cachoeira, largado ao abandono como um grande esgoto.

Com prefácio da poeta e musicista Denise Emmer, da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a obra traz na capa uma foto histórica, com o autor sentado em uma pedra das margens do rio, observando as lavadeiras com suas roupas numa manhã ensolarada de 1966.

No Brasil, Águas de Meu Rio foi publicado pela Editora Ibis Libris, do Rio de Janeiro. Este livro forma, com os volumes Vinte Poemas do Rio e O Discurso do Rio, a Trilogia das Águas, inspirada no rio Cachoeira, que corta e embeleza vários municípios no sul da Bahia, com seu ápice passando no centro em Itabuna.

A Editora Palimage (www.palimage.pt) publicou anteriormente cinco livros do poeta grapiúna, como Vinte Poemas do Rio, O Discurso do Rio, Vinte e Um Poemas de Amor, Ecológico e Poemas Ibero Americanos. O poeta Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras, comentou a poesia de Cyro sobre o rio.

“Poeta de voz límpida como o seu rio, de música e sabedoria do silêncio”. Já a poeta e ficcionista Stella Leonardos, detentora de prêmios literários importantes, observou que “a poesia de Cyro de Mattos é da boa, inventando o seu próprio ritmo (como queria o mestre Manuel Bandeira) dentro do soneto”.

15:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro