Dia do Livro: SP destaca bibliotecas

Nesta terça-feira (23) é comemorado o Dia Mundial do Livro, data importante para aprimorar o conhecimento, a leitura, a história, o enriquecimento cultural e intelectual das pessoas. E para alavancar ainda mais essa cultura, o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza acesso gratuito aos livros.

Eles estão disponíveis nas bibliotecas das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e a Estadual Paulista (Unesp), vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). O secretário Vahan Agopyan diz que esse serviço faz diferença na sociedade, que pode obter mais conhecimento.

“É fundamental esse serviço que disponibiliza livros de forma gratuita para estudantes e demais interessados. E que vai além das bibliotecas físicas, também temos as bibliotecas virtuais, que a pessoa pode acessar de onde estiver”, comenta o professor.

Com um acervo gratuito, a USP abrange diversas áreas de conhecimento, com obras completas em temas como saúde, engenharia, turismo e educação. São 67 bibliotecas em suas unidades de ensino, museus e institutos de pesquisa, mais o Departamento Técnico da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais.

As bibliotecas físicas da universidade são abertas ao público para consultas e pesquisas, mas não têm empréstimo de livros. A USP também conta com a Biblioteca Digital Brasiliana Guita e José Mindlin, que disponibiliza de forma ampla e gratuita um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil.

Atualmente, mais de 3.500 títulos estão disponíveis em acesso aberto na BBM Digital. A biblioteca conta com mais de 60 mil itens que falam não apenas da história, mas também sobre o Brasil. Ao todo, são 2.434.137 livros em suas unidades físicas e 544.139 virtualmente.

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) é composto por 30 bibliotecas, sendo uma central, uma de obras raras e coleções especiais, e 28 bibliotecas setoriais, localizadas nas unidades de ensino e pesquisa, centros e núcleos. O acervo tem 1.096.758 materiais, incluindo 19.504 periódicos impressos.

O empréstimo de materiais está sujeito a algumas restrições. Para a comunidade externa, apenas por meio da Biblioteca Comunitária da Unicamp (BIBCOM), cujo acervo é voltado à literatura, conhecimentos gerais, entretenimento, entre outros temas. É necessário ser morador de Campinas e Região.

Nas demais bibliotecas, o empréstimo é restrito à comunidade acadêmica: alunos, professores e funcionários. Além das bibliotecas físicas, a Unicamp oferece uma variedade de recursos online para enriquecer ainda mais o acesso ao conhecimento.

Entre esses recursos, destaca-se a Biblioteca Digital, que engloba diversas coleções, facilitando o acesso a conteúdos acadêmicos e científicos. Adicionalmente, a universidade disponibiliza o Portal do Livro Aberto da Unicamp, um espaço dedicado à divulgação e acesso a obras digitais de livre acesso.

Para suprir a demanda por informações acadêmicas, a Unicamp mantém o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) e o Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp, que oferecem acesso a artigos científicos, teses, dissertações e outros materiais produzidos pela comunidade acadêmica.

Até 2024, contabiliza-se um total de 40.854 títulos de periódicos eletrônicos no acervo da SBU, tanto físico como virtual, dos quais 2.854 são assinaturas exclusivas da Unicamp e 38.000 são acessados através do Portal de Periódicos da CAPES. Além disso, inclui 704.896 ebooks, 332.502 disponíveis permanentemente.

A Unesp contém 34 bibliotecas em seus campus e ainda um acervo digital, na Biblioteca Digital da Unesp, que reúne documentos de naturezas diversas, tais como livros e periódicos, possibilitando à sociedade acessibilidade ao conhecimento. As bibliotecas da universidade também são de acesso ao público.

18:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro