Fenicafé reúne cafeicultores em Minas

A Fenicafé - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, pelo presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari(ACA), Claudio Morales Garcia. As palestras começam nesta terça e seguem até quinta no Parque de Exposições Rondon Pacheco, em Araguari/MG.

Garcia afirma que o objetivo da feira é possibilitar ao produtor de café o acesso à tecnologia e inovação no setor da cafeicultura irrigada. “A Fenicafé chama atenção para o leque de oportunidades e desafios que se abrem todos os anos, principalmente no 40º aniversário da ACA".

O cerrado mineiro é responsável por cerca de 15% da produção brasileira de café. Há pouco mais de quatro décadas a região ganhou destaque pela qualidade superior de seus grãos. A produção está alinhada às exigências dos apreciadores que, além de qualidade, se preocupam com a procedência do produto.

“De lá pra cá, percorremos um longo caminho, de lutas, conquistas e vitórias. Da vontade de profissionalizar criamos então a Fenicafé”, ressalta o presidente. "Neste ano são esperadas mais de 30 mil pessoas de mais de cem cidades do país", comemora.

A feira também é uma alternativa para a realização de negócios, sendo que em 2023 movimentou mais de R$ 200 milhões no pavilhão de exposição de máquinas, implementos e serviços; o que gera uma grande expectativa para este ano. A abertura da feira contou com o vice-governador de Minas, Mateus Simões,

“Temos o orgulho de ser o maior estado produtor de café no mundo. Uma em cada quatro xícaras de café consumidas é produzida em Minas. Me encanta ver ao longo dos anos o avanço na produção do cerrado mineiro. Os cafés especiais, antes privilégio do sul, hoje também são produzidos aqui”, afirmnou.

Para o senador Cleitinho Azevedo, é necessário criar políticas públicas de desburocratização do sistema. “Devemos deixar o agronegócio trabalhar. Sem nunca esquecer que o Estado é fonte de despesa, o agronegócio é fonte de riqueza”.

13:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro