Ilhéus abandona PSF e seus usuários

O sofrimento da comunidade do Santo Antônio, distrito de Ilhéus, não tem fim. Além de sofrer com o péssimo estado da estrada que liga até a sede do município, os moradores não contam com assistência médica adequada. O único posto de saúde, que atende outras dez comunidades, é precário.

As reclamações vêm desde 2018 e não são respondidas pela gestão do prefeito Mário Alexandre, que está terminando seu segundo mandato. Apesar de ser médico, ele tem ignorado as carências do setor. Um exemplo é o PSF de Santo Antônio. Os moradores alertaram que o teto estava prestes a cair.

A Prefeitura ignorou e agora o teto realmente desabou e o atendimento foi suspenso. Além disso, o local é insalubre, com chão sujo, pias e banheiro imundos. O presidente da associação, Jorge Anunciação, denuncia o estado do posto há anos. "Existem inúmeras denúncias junto ao Ministério Público estadual", conta.

Porém, o MP da Bahia parece inerte e o descaso segue afetando a vida de milhares de adultos, idosos e crianças. Jorge diz que "seguimos confiantes no Ministério Público," mas a verdade é que nenhuma providência é tomada para dar à comunidade um atendimento digno. E isso não começou agora.

Em agosto de 2020, por exemplo, o jornal A Região noticiava que parte do forro do PSF Santo Antônio tinha caído. A comunidade ficou sem atendimento médico. Na época, Jorge comentou que a Secretaria de Saúde "foi informada diversas vezes do risco por funcionários do PSF e não fez nada".

Em dezembro do ano passado, mais uma matéria alertava para o abandono do PSF, que continuava com sua estrutura precária e nenhuma higiene. A associação denunciava que a marcação de exames estava suspensa há meses e o PSF só atendia até meio-dia. Além disso, ficava fechado sextas, sábados e domingos.

Localizado no km 8 da rodovia Pontal - Buerarema, o PSF Santo Antônio é uma referência negativa da Saúde de Ilhéus, uma vergonha para a Prefeitura e uma mostra de descaso do Ministério Público com o bem estar das milhares de pessoas que dependem do esquipamento. O espaço está aberto para explicações.

18:35  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro