MP combate uma quadrilha de advogados

O Ministério Público da Bahia cumpriu seis mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira, em Salvador, durante a operação Data Vênia, deflagrada contra quatro advogados e seus escritórios, que atuavam de forma independente e autônoma na capital baiana.

A ação ainda apreendeu 10 mil dólares em espécie, documentos e celulares. Ninguém foi preso. De acordo com o órgão estadual, os advogados participavam de um esquema de advocacia predatória, que consiste no ajuizamento em massa de ações com pedidos semelhantes para uma pessoa ou um grupo específico.

Apenas um dos escritórios ajuizou, pelo menos, 2.653 ações contra um único banco entre 2020 e 2022, utilizando documentos falsos. Os investigadores apontam que diversas ações judiciais foram propostas sem o conhecimento das partes, ou em favor de parte autora já falecida, como se ainda estivesse viva.

Os 6 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada, foram cumpridos no Horto Florestal, Caminho das Árvores, Graça e Comércio. Foi determinada ainda a suspensão do exercício da advocacia dos investigados e a indisponibilidade de R$ 309 mil de dois escritórios e de seus sócios.

18:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro